Conferência Final Circo Hub Portugal
Oradores/Membros de painel
Ana Cristina Carrola
Agência Portuguesa
do Ambiente
Responsável pelas áreas técnicas dos Resíduos, Licenciamento Ambiental, Laboratório de Referência do Ambiente e respetiva rede regional e economia circular na Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA). Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa no ramo de Processos e Indústria e possui uma Pós-Graduação em Qualidade da Água e Controlo da Poluição, pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Painel CIRCO Hub Portugal: Oportunidades de evolução futura
Ana Cristina Carrola é licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa no ramo de Processos e Indústria e possui uma Pós-Graduação em Qualidade da Água e Controlo da Poluição, pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Desenvolve e acompanha temas na área do ambiente desde 1994, altura em que iniciou funções de serviço público no Instituto da Água.
Na APA é responsável pelas áreas técnicas dos Resíduos, Licenciamento Ambiental, Laboratório de Referência do Ambiente e respetiva rede regional e economia circular.
António Oliveira
IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação
Chefe do Departamento de Políticas de Empresa da Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI). Licenciado em Engenharia Química, Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia, Diploma de Estudos Avançados em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Programa Doutoral). Coordenador da Agenda do IAPMEI para a Economia Circular e Sustentabilidade Empresarial. Participante no Projeto CIRCO Hub Portugal e Formador CIRCO Certificado.
Moderação do painel paralelo setorial | Design circular no setor dos têxteis e calçado
Painel CIRCO Hub Portugal: Oportunidades de evolução futura
Licenciado em Engenharia Química, Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia, Diploma de Estudos Avançados em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Programa Doutoral).
Chefe do Departamento de Políticas de Empresa da Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI), exercendo atividade nos domínios e fora das políticas públicas dirigidas à atividade industrial, e outras com ela convergentes, nomeadamente, nos seguintes domínios: competitividade, ambiente, alterações climáticas, economia circular, sustentabilidade, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, quer no contexto nacional, quer no âmbito do Conselho e Comissão da União Europeia.
Coordenador da Agenda do IAPMEI para a Economia Circular e Sustentabilidade Empresarial.
Participante no Projeto CIRCO Hub Portugal e Formador CIRCO Certificado.
Professor Adjunto Convidado do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) nas áreas da organização, gestão e sustentabilidade.
Embaixador da Aliança ODS Portugal para o ODS 9-Indústria, Inovação e Infraestruturas.
Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros (OE), Especialista em Engenharia de Segurança pela Ordem dos Engenheiros e Vogal da Comissão da Especialização em Engenharia de Segurança.
Membro da Direção da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE).
Cristina Costa
CES – Comissão de Embalagens
e Sustentabilidade
Engenheira do Ambiente, tem trabalhado nas áreas da gestão ambiental e sustentabilidade, com um percurso profissional de vários anos ao serviço da Indústria das Bebidas e como Consultora Independente nas áreas do ambiente, sustentabilidade e segurança e saúde no trabalho. Presentemente assume o cargo de Gestora de Projeto no âmbito da Comissão de Embalagens e Sustentabilidade criada pela APIAM e PROBEB com o objetivo de apoiar estas associações e as empresas aderentes no processo de transição para a Economia Circular do setor das Bebidas.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor das embalagens
Licenciada em Engenheira do Ambiente, pela Universidade de Aveiro. Especialista nas áreas de Ambiente, Sustentabilidade e Segurança e Saúde no Trabalho, com experiência reconhecida na Indústria das Bebidas e no sector da Gestão de Resíduos. Ao longo do seu percurso profissional coordenou a implementação de políticas de ambiente, sustentabilidade e segurança e a implementação de sistemas de gestão integrados, bem como de projetos nas áreas do tratamento de águas residuais, valorização de resíduos e subprodutos, monitorização e reporting, prevenção de riscos profissionais, sistemas de emergência, gestão de produtos químicos, entre outros. Como consultora independente tem colaborado em projetos de apoio à promoção da Ecoeficiência e Economia Circular e em ações de formação.
Presentemente assume o cargo de Gestora de Projeto no âmbito da Comissão de Embalagens e Sustentabilidade criada pela APIAM e PROBEB com o objetivo de apoiar estas associações e as empresas aderentes no processo de transição para a Economia Circular do setor das Bebidas.
Cristina Melo Maia
Grupo Casais
Responsável pela FioBlu (plataforma de e-commerce do Grupo Casais) e pela coordenação do desenvolvimento de produtos para uma construção mais sustentável. Engenheira de Materiais com Pós-graduação em Gestão. Desde maio de 2021 no Grupo Casais, com mais de 20 anos de carreira e funções ligadas ao desenvolvimento de produto e negócio, vendas e marketing.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor do habitat
Cristina Melo Maia é uma engenheira de Materiais com uma Pós-graduação em Gestão e com um gosto especial por desenvolver produtos e vendê-los de forma a que acrescentem valor a quem os compra e claro, a quem os vende.
Com mais de 20 anos de carreira e funções ligadas ao desenvolvimento de produto e negócio, vendas e marketing, trabalhou em áreas tão diferentes como derivados de madeira (Sonae Indústria e Investwood), indústria automóvel (Ficosa), cosmética (os “meus” sabonetes Confiança), nanotecnologia (Fluidinova) e até moda.
Desde maio de 2021 está no Grupo Casais, responsável pela FioBlu, a plataforma de ecommerce do Grupo e pela coordenação do desenvolvimento de produtos que ajudem a tornar a construção mais sustentável e os edifícios que usamos mais saudáveis, as nossas Soluções Casais.
Talvez por ter passado por vários setores acredita que inovamos mais e melhor se olharmos para o lado e construirmos pontes entre setores. Repensar e melhorar para encontrar novos caminhos e novas formas de fazer são o que me faz acordar bem-disposta e trabalhar para construir um mundo melhor para todos.
Cristina Sousa Rocha
LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia
Investigadora da Unidade de Economia de Recursos do LNEG e responsável pela área de Economia Circular, coordena projetos nacionais e internacionais de ID&D e formação nos domínios do ecodesign, design para a sustentabilidade e economia circular, aplicados a produtos, sistemas produto-serviço e modelos de negócio. É a coordenadora do projeto CIRCO Hub Portugal e formadora CIRCO certificada.
Palestra | O CIRCO Hub Portugal: o projeto, resultados e impacte
Moderação do painel paralelo setorial | Design circular no setor das embalagens
Moderação do painel de debate | CIRCO Hub Portugal: Oportunidades de evolução futura
Investigadora no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Unidade de Economia de Recursos. É coordenadora-adjunta da Unidade e responsável da área de investigação de Economia Circular e Gestão do Ciclo de Vida para a Sustentabilidade. Lidera projetos nacionais e internacionais nas áreas da economia circular, design para a sustentabilidade e gestão do ciclo de vida de produtos e serviços. Entre os projetos recentes que coordena ou em que participa, destacam-se o CIRCO Hub Portugal, que coordena, (Des)construir para a Economia Circular, Estudo de Matérias-Primas Críticas e Estratégicas e Economia Circular em Portugal, CircularStart into Business e KATCH_e, uma aliança de conhecimento para o design de produtos e serviços e novos modelos de negócio para a economia circular.
É licenciada em Engenharia do Ambiente e mestre em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2002 defendeu provas públicas de acesso à categoria de Investigador Auxiliar, apresentando uma dissertação sobre sistemas de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.
Responsável pela formação avançada de centenas de empresas em vários programas nas suas áreas de competência, foi docente convidada do Instituto Superior Técnico (disciplina de Gestão Ambiental da Pós-graduação em Gestão Integrada Qualidade, Ambiente e Segurança) e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (disciplina de Ética e Responsabilidade Social das Organizações). É formadora certificada CIRCO.
Revisora científica do Journal of Cleaner Production, é autora de diversas publicações.
A sua formação e experiência combinam os domínios da sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social orientadas para a gestão do design de produtos e de sistemas produto serviço, com uma perspetiva de ciclo de vida.
Cristine Jordão
LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia
Doutoranda em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, mestre em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território, especialista em Gestão Ambiental e Gestão de projetos PMI, iniciou carreira profissional como bióloga responsável pela reprodução de moluscos bivalves no Instituto Antônio João Abdala, no Brasil. Em Portugal trabalhou com fiscalização ambiental para a Applus e, atualmente, faz parte da equipa de investigação do projeto CIRCO Hub Portugal.
Apresentação dos resultados das sessões paralelas
Doutoranda em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável pelo ICS – UL / FCT – UNL, mestre em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território pela FCSH – UNL, especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes – Instituto a Vez do Mestre, especialista em Gestão de Projetos PMI pela Metrocamp – Fundação Getúlio Vargas, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, Brasil, em 1994.
Iniciou carreira profissional como bióloga responsável pela reprodução de moluscos bivalves no Instituto Antônio João Abdala, trabalhou como professora regente de biologia para a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro por 20 anos. Em Portugal desde 2017, trabalhou com fiscalização ambiental para a Applus Portugal e desde janeiro de 2023 faz parte da equipa de investigação do projeto CIRCO Hub Portugal – LNEG.
David Camocho
LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia
David Camocho, designer para a Sustentabilidade e Economia Circular, doutorado em Design pelo IADE – Universidade Europeia, mestre em design de produção industrial ela mesma instituição, exerce a sua atividade no LNEG, Laboratório Nacional de Energia e Geologia na colaboração em projetos nacionais e internacionais nos campos do design, ecodesign, sustentabilidade e economia circular.
Moderação do painel paralelo setorial | Design circular no setor do habitat
Moderação do painel | Criar negócios através do design circular: A perspetiva dos designers
David Camocho, designer para a Sustentabilidade e Economia Circular, doutorado em Design pelo IADE – Universidade Europeia, mestre em design de produção industrial pela mesma instituição, exerce a sua atividade no LNEG, Laboratório Nacional de Energia e Geologia na colaboração em projetos nacionais e internacionais nos campos do design, ecodesign, sustentabilidade e economia circular. É também professor adjunto convidado na ESAD.CR nas unidades curriculares de Ecodesign e desenvolvimento sustentável e Design para a Economia Circular e Sustentabilidade. Focado no papel do design na transição para a economia circular e sustentabilidade, tem-se focado no desenvolvimento de metodologias e ferramentas para integrar a sustentabilidade e a economia circular no processo de desenvolvimento das empresas, aumentando o valor acrescentado e promovendo a inovação de produtos, processos e sistemas.
Elga Almeida
Sociedade Ponto Verde
É responsável, desde 2005, pela coordenação da Área de Ecodesign e Reciclagem da Direção de Gestão de Resíduos da Sociedade Ponto Verde. É também responsável, desde 2018, pelo Grupo de Trabalho de Prevenção na Gestão de Resíduos da SPV, que trata das temáticas relacionadas com o ecodesign das embalagens e novos modelos de gestão com vista à redução da quantidade de resíduos produzidos e melhoria da qualidade dos resíduos para reciclagem.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor das embalagens
É responsável, desde 2005, pela coordenação da Área de Ecodesign e Reciclagem da Direção de Gestão de Resíduos da Sociedade Ponto Verde, que trata os temas da Prevenção na gestão de resíduos e faz a gestão das entidades responsáveis pela recolha e triagem dos resíduos e a indústria de reciclagem, estando diretamente relacionada com a contratação e gestão de Operadores de Gestão de Resíduos (retomadores/recicladores), organizando os concursos para a retoma e reciclagem dos resíduos geridos pela SPV. É também responsável, desde 2018, pelo Grupo de Trabalho de Prevenção na Gestão de Resíduos da SPV, que trata das temáticas relacionadas com o ecodesign das embalagens e novos modelos de gestão com vista à redução da quantidade de resíduos produzidos e melhoria da qualidade dos resíduos para reciclagem.
Detém uma licenciatura em Engenharia Química (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e vários Cursos na área da formação, nomeadamente Curso de Formadora Profissional, de Desenvolvimento Pessoal e Gestão de Grupos em Formação e ainda um Curso de Auditoria Internas (Qualidade e Ambiente).
Começou a sua carreira em 1993 na Área da Consultoria e Projectos como Consultora Externa na AutoEuropa nas Áreas da Melhoria Contínua, Comunicação e Desenvolvimento de Equipas. Foi gestora de operações na Plastval S.A. (Fileira do Material Plástico do SIGRE) durante 6 anos.
Esra Sen
Embaixada dos Países Baixos
Esra Sen is the Deputy Head of Mission at the Netherlands Embassy in Portugal. She studied public international law and company law at Erasmus University Rotterdam and at the Law Faculty in Aix-en-Provence. She continued with European Law at the prestigious College of Europe in Bruges after which she worked as a legislative lawyer for several years. After joining the diplomatic service around 15 years ago, she has been working in Jakarta, Brussels, Rabat and currently in Lisbon.
Palestra | Juntos pela circularidade – a prática circular nos Países Baixos
Filipe Carmo
IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação
Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAL. Atualmente, está a realizar a dissertação de mestrado sobre economia circular. No IAPMEI realizou a análise e acompanhamento de projetos de investimento previstos no domínio da Competitividade e Internacionalização. Atualmente, exerce funções no departamento de revitalização empresarial, onde efetua o apoio às empresas, através dos mecanismos de recuperação extrajudicial e de saneamento financeiro.
Apresentação dos resultados das sessões paralelas
Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAL – Ramo – Administração e Controlo Financeiro. Atualmente, encontra-se a realizar a dissertação de mestrado sobre a temática da economia circular.
No IAPMEI realizou a análise e acompanhamento de projetos de investimento, no âmbito do Sistema de Incentivo às empresas, previstos no domínio da Competitividade e Internacionalização. Atualmente, exerce funções no Departamento de revitalização empresarial, onde efetua o apoio às empresas, através dos mecanismos de recuperação extrajudicial e de saneamento financeiro.
O acompanhamento que realiza junto das empresas permite perceber que o atual paradigma de modelo economia linear é insustentável, sendo urgente evoluir para um modelo económico mais sustentável e circular.
O programa CIRCO incentiva a economia circular através do design, utilizando uma metodologia prática e orientada para a implementação de negócios circulares.
Inês dos Santos Costa
Deloitte
Responsável pela linha de serviços de Climate & Sustainability em Risk Advisory na Deloitte. Antes de integrar a Deloitte, foi Secretária de Estado do Ambiente, entre 2019 e 2022, e adjunta do Ministro do Ambiente e do Ministro do Ambiente e Transição Energética para a área da economia circular, entre 2016 e 2018. Possui mais de uma década de experiência nas áreas de sustentabilidade empresarial e ecologia industrial.
Keynote speaker | Circular Economy: time to restart?
Inês dos Santos Costa é responsável pela linha de serviços de Climate & Sustainability em Risk Advisory.
Antes de integrar a Deloitte, foi Secretária de Estado do Ambiente, entre 2019 e 2022, e adjunta do Ministro do Ambiente e do Ministro do Ambiente e Transição Energética para a área da economia circular, entre 2016 e 2018. Possui mais de uma década de experiência nas áreas de sustentabilidade empresarial e ecologia industrial. Dentro dessas áreas, desenvolveu trabalho em políticas de ambiente, gestão de resíduos, ecoparques e simbioses industriais. Além de possuir o Doutoramento em Engenharia do Ambiente, pelo Instituto Superior Técnico, é ainda autora e coautora de artigos científicos, livros e documentos técnicos na área da ecologia industrial. Em 2006, foi investigadora convidada do Centro para a Ecologia Industrial da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Jaime Silva
CONCEXEC
Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, desenvolve o seu trabalho nas várias disciplinas no âmbito da arquitetura desde 1997. Simultaneamente, encontra-se a desenvolver, junto da sua equipa multidisciplinar, uma tecnologia construtiva modular pré-fabricada patenteada, certificada e homologada, diferenciadora e inovadora, assente na investigação de soluções sustentáveis, no âmbito da construção.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor do habitat
Jaime Alberto Fernandes da Silva, nasceu a 13 de fevereiro de 1968, é natural da freguesia de Ul, concelho de Oliveira de Azeméis, cidade onde reside.
Formado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, exerce a sua profissão como arquitecto desde 1997, data a partir da qual desenvolve o seu trabalho nas várias disciplinas no âmbito da arquitetura.
Simultaneamente, encontra-se a desenvolver, junto da sua equipa multidisciplinar uma tecnologia construtiva modular pré-fabricada patenteada, certificada e homologada, diferenciadora e inovadora assente na investigação de soluções sustentáveis e amigas do ambiente, no âmbito da construção.
João Barroso
Comissão Vitivinícola
Regional Alentejana
Coordenador de Sustentabilidade nos Vinhos do Alentejo. Licenciado em Engenharia do Ambiente pela ULHT, Portugal, e Mestre em Gestão e Política Ambiental pela Universidade de Lund, na Suécia. Tem 20 anos de experiência no sector do ambiente e da sustentabilidade, tendo vivido e trabalhado na Europa, Médio Oriente e Austrália. Desenvolveu o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que coordena e monitoriza o desempenho de sustentabilidade da maior região vitivinícola de Portugal.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor das embalagens
Coordenador de Sustentabilidade nos Vinhos do Alentejo (parte da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), Portugal, é licenciado em Engenharia do Ambiente pela ULHT, Portugal, e Mestre em Gestão e Política Ambiental pela Universidade de Lund, na Suécia. Tem 20 anos de experiência no sector do ambiente e da sustentabilidade, tendo vivido e trabalhado na Europa, Médio Oriente e Austrália. Trabalhou em áreas tão diversas, tais como avaliações de impacto ambiental, prevenção da poluição, produção mais limpa, gestão de resíduos, edifícios verdes, alterações climáticas, turismo sustentável e reporte para a sustentabilidade.
Desenvolveu o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, projeto reconhecido nacional e internacionalmente e multipremiado, que coordena e monitoriza o desempenho de sustentabilidade da maior região vitivinícola de Portugal, pesquisando e implementando melhores práticas, bem como promovendo a partilha de conhecimento entre os membros do programa.
João Mascarenhas
LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia
Ph.D. em Engenharia Mecânica pela Bradford University, UK, é investigador do LNEG desde 1990, em Pulverometalurgia e Moldação por Injeção de Pós (MIM), Prototipagem Rápida e materiais para células solares. As atividades de investigação atuais estão centradas em desenvolvimento de materiais para células solares e sinterização por microondas de diversos materiais, a sua caracterização e desenvolvimento de materiais para aplicações de energia.
Moderação do painel paralelo multissetorial | Design circular aplicado à indústria de forma transversal
Ph.D. em Engenharia Mecânica e de Materiais (Bradford University, UK, 1997) é Investigador do LNEG, I.P. desde 1990, em Pulverometalurgia, nomeadamente nas vias de prensagem e sinterização e Moldação por Injecção de Pós (MIM), Prototipagem Rápida e materiais para células solares. As atividades de investigação desde 1990 compreendem a atomização de ligas ferrosas e de cobre e sua conformação por compactação ou MIM, e consolidação por sinterização a vácuo e atmosfera, prototipagem rápida e mais recentemente por sinterização por microondas, caracterização de materiais por microscopia óptica e eletrónica (SEM) e Difração de raios-X. As atividades de investigação atuais estão centradas em desenvolvimento de materiais para células solares e sinterização por micro-ondas de diversos materiais, a sua caracterização, e desenvolvimento de materiais para aplicações de energia. Participa em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais.
João Meneses
BCSD Portugal
Secretário geral do BCSD Portugal – Business Council for Sustainable Development Portugal. Licenciado em Gestão e mestre em Estudos do Desenvolvimento, exerceu diversos cargos de gestão e liderança nos sectores público e privado, bem como no terceiro setor. Atualmente, é também articulista na revista Visão, docente na Porto Business School e membro da Direção da associação Rewilding Portugal.
Painel paralelo multissetorial | Design circular aplicado à indústria de forma transversal
Secretário-geral do BCSD Portugal – Business Council for Sustainable Development Portugal. Licenciado em Gestão e mestre em Estudos do Desenvolvimento, exerceu diversos cargos de gestão e liderança nos setores público e privado, bem como no terceiro setor.
Entre outras funções, foi presidente da ONGD TESE, coordenador do GABIP Mouraria na Câmara Municipal de Lisboa, diretor do Centro de Inovação da Mouraria, uma incubadora para indústrias criativas, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto no XXI Governo Constitucional de Portugal, general Manager de um fundo de investimento para business angels e de uma aceleradora para startups da Porto Business School (Universidade do Porto).
Foi, também, professor convidado em duas universidades portuguesas (ISCTE-IUL e Católica Lisbon) durante cerca de dez anos e articulista num jornal económico. Frequentou formações para executivos no domínio da sustentabilidade em diversas universidades internacionais, tais como: Harvard, Kellogg, Stanford, INSEAD, Cambridge, IMD e MIT. Em 2022, foi cofundador do Festival Sónar Lisboa. Atualmente, é também articulista na revista Visão, docente na Porto Business School e membro da Direção da associação Rewilding Portugal.
João Nunes
CECOLAB
Presidente do CECOLAB – Laboratório Colaborativo Para a Economia Circular. Criador de uma rede de I&D de mais de 60 entidades, de 9 países europeus, nas áreas de Bioeconomia e Economia Circular. Coordenador da Unidade de Investigação Centro Bio: Biorrefinarias, Bioindústrias e Bioprodutos, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e coordenador da Rede Nacional de Infraestrutura de Investigação de Interesse Estratégico Nacional em Economia Circular.
Painel paralelo multissetorial | Design circular aplicado à indústria de forma transversal
Presidente do CECOLAB – Laboratório Colaborativo Para a Economia Circular. Criador de uma rede de I&D de mais de 60 entidades, de 9 países europeus, nas áreas de Bioeconomia e Economia Circular. Coordenador da Unidade de Investigação Centro Bio: Biorrefinarias, Bioindústrias e Bioprodutos, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e coordenador da Rede Nacional de Infraestrutura de Investigação de Interesse Estratégico Nacional em Economia Circular.
Doutorado em Biociências com especialidade em Sustentabilidade Florestal e Biorrefinarias. Apresenta uma experiência profissional de mais de 18 anos em tecnologias de valorização e conversão de fluxos específicos de massa, desde biomassa lenho-celulósica a resíduos urbanos e efluentes ou em formato “multi input”. Coordenador científico de 8 Doutoramentos em Ambiente Empresarial. Adicionalmente a projetos confidenciais, coordenou como Investigador Responsável 58 projetos de I&D (maioria em cooperação com empresas) representando um volume total de investimento superior a 37 milhões de euros. Acompanhou e apoiou o nascimento de 44 Startups.
Jorge Alexandre
LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia
Licenciado em Design de Equipamento pela FBAUL, mestre em Gestão e Qualidade de Materiais pela FCT/UNL, provas públicas para investigador auxiliar “Desempenho industrial baseado no conceito de Valor-contributo da análise funcional”. Nos últimos anos as suas áreas de investigação têm sido em torno de metodologias e ferramentas orientadas para o valor sustentável, eco-eficiência, design sustentável e circular e modelos de negócio circulares.
Apresentação dos resultados das sessões paralelas
Investigador no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Unidade de Economia de Recursos. Licenciado em Design de Equipamento pela FBAUL, mestre em Gestão e Qualidade de Materiais pela FCT/UNL, provas públicas para investigador auxiliar “Desempenho industrial baseado no conceito de Valor-contributo da análise funcional”. Nos últimos anos as suas áreas de investigação têm sido em torno do desenvolvimento, implementação e capacitação de metodologias e ferramentas orientadas para o valor sustentável, eco-eficiência, design sustentável e circular e modelos de negócio circulares.
Como designer de formação, e como analista da função e do valor por convicção, a possibilidade de participar neste desafio do projeto CIRCO Hub Portugal revestiu-se de uma enorme importância profissional e pessoal. Por um lado, a aprendizagem e a partilha de experiências, por outro a possibilidade de transferir esse conhecimento de uma forma metódica para empresas e designers.
José Azevedo Pinto
PROCALÇADO
José Azevedo Pinto, licenciado em Gestão de Marketing pela Universidade Fernando Pessoa, MBA pela AEP/ESADE em gestão Empresarial, é atualmente CEO da Procalçado, uma empresa de referência no mercado europeu no fabrico de componentes para calçado. José Azevedo Pinto tem vindo a dar seguimento não só no setor dos componentes para calçado, mas também abrindo novas áreas de negócio através da introdução do calçado injetado, e da criação de duas novas marcas: WOCK® e Lemon Jelly®.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor dos têxteis e calçado
José Azevedo Pinto, licenciado em Gestão de Marketing pela Universidade Fernando Pessoa, MBA pela AEP/ESADE em gestão Empresarial, é atualmente CEO da Procalçado, uma empresa de referência no mercado europeu no fabrico de componentes para calçado. José Azevedo Pinto tem vindo a dar seguimento não só no setor dos componentes para calçado, mas também abrindo novas áreas de negócio através da introdução do calçado injetado, e da criação de duas novas marcas: WOCK® e Lemon Jelly®.
Através do seu percurso de quase trinta anos no setor do calçado, lidou com conquistas, mas também com diversas adversidades de crescimento, o que o motivou sempre a procurar soluções inovadoras e na ótica de uma gestão ESG (“Environmental, Social and Governance”), incorporando-as no modelo de negócio e estratégia de cada marca.
Atualmente as marcas estão presentes internacionalmente no mercado do calçado, seja no segmento profissional através da marca WOCK®, seja no segmento de moda com a marca Lemon Jelly®.
José Azevedo Pinto tem o foco de continuar a moldar o futuro da indústria do calçado, dando prioridade não só ao crescimento sustentável, nacional e internacional, mas também à responsabilidade ambiental das suas marcas.
Atualmente, o grupo Procalçado produz anualmente 5 milhões de pares de solas e calçados moldados e criou duas spin-off para ajudar à distribuição das novas marcas. Apresenta um volume de negócios anual de Euro 37 milhões, cerca de 60% destinado à exportação direta para mais de 60 países.
José Vicente
ESAD.CR – Instituto Politécnico
de Leiria
Doutorado na área do Design Sustentável e Licenciado em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
Investigador na área do design e sustentabilidade desde 2006. Investigador integrado no LiDA e membro colaborador do CIAUD. Professor Coordenador na ESAD.CR, Instituto Politécnico de Leiria na área do design. É docente na área desde 2011 e foi Designer Sénior na Almadesign e vogal da Direção da Associação Portuguesa de Designers.
Painel | Criar negócios através do design circular: A perspetiva dos designers
Doutorado na área do Design Sustentável e Licenciado em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
Investigador na área do design e sustentabilidade desde 2006. Investigador integrado no LiDA e membro colaborador do CIAUD.
Professor Coordenador na ESAD.CR Instituto Politécnico de Leiria na área do design. É docente na área desde 2011, tendo lecionado na UE/ Universidade de Évora; na UBI/ Universidade da Beira Interior; no IADE/ Universidade Europeia; e na ESG/ Escola Superior Gallaecia.
Foi Designer Sénior na Almadesign e vogal da Direção da Associação Portuguesa de Designers.
Lindsey Wuisan
Circular Economy Portugal
Fundadora da Circular Economy Portugal. Especialista em Economia Circular e Sustentabilidade, trabalha desde 2011 no domínio das políticas públicas ambientais, nomeadamente em matéria da economia circular e prevenção de resíduos. Iniciou a sua carreira no Ministério do Ambiente dos Países Baixos, contribuindo para o primeiro plano nacional relativo à economia circular.
Painel paralelo multissetorial | Design circular aplicado à indústria de forma transversal
Especialista em Economia Circular e Sustentabilidade.
Desde 2011, trabalha no domínio das políticas públicas ambientais, nomeadamente em matéria da economia circular e prevenção de resíduos. Iniciou a sua carreira no Ministério do Ambiente dos Países Baixos como funcionária pública, contribuindo para o primeiro plano nacional relativo à economia circular. Em 2016 decidiu trocar a Holanda por Portugal e fundou a ONG Circular Economy Portugal com o objetivo de acelerar a transição para uma sociedade sustentável, sem desperdício.
Associada a várias organizações ambientais (ECOS, Zero Waste Europe), defende a necessidade de uma mudança de paradigma e de regeneração ecológica.
Livia Tirone
REBUNDANCE
Architect BA (Hons) Dip Arch (Westminster University London) (1985) Architect. Since 2015, part of the core team hosting leadership and co-leadership programs in Lisbon, initially in partnership with THNK School of Creative Leadership (Amsterdam) and from 2020 under the REBUNDANCE brand, with close to 300 transformational individuals having participated in the programs and joining the community.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor do habitat
ROLE IN CHAMAR O FUTURO
Program Curator| Content Developer | Coordinator | Facilitator and curator of participative and collaborative processes | Architect | Author
LANGUAGES
Portuguese, English – Proficient
German, Italian – Advanced
French – Basic
QUALIFICATIONS
. THNK Fellow (2013)
. Member of the of the Ordem dos Arquitectos Portugueses (no. 2836)
. Architect BA (Hons) Dip Arch (Westminster University London) (1985) Architect,
SUMMARY
I am in flow (personally and professionally) when contributing to a Life with Dignity for All Living Beings. Every act and decision matters and is personal! Planet Regeneration needs to be core to every act and decision each of us make.
Since 2015, part of the core team hosting leadership and co-leadership programs in Lisbon, initially in partnership with THNK School of Creative Leadership (Amsterdam) and from 2020 under the REBUNDANCE brand, with close to 300 transformational individuals having participated in the programs and joining the community. For 30 years prior, vested in sustainable construction as an architect and real estate promoter, built more than 200 bioclimatic dwellings, spearheaded this topic and established the case for unplugged thermal comfort in the Mediterranean climate region. Contributed pro-bono to strategic working groups on the topic of sustainability and urban resilience for the European Commission. Created and headed the Lisbon Energy and Environment agency. Served as councillor (opposition) for Lisbon Municipality. Coordinated the social innovation project MITRA for Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
PROFESSIONAL EXPERIENCE
Curated and designed leadership and co-leadership programs since 2015, initially in partnership with THNK School of Creative Leadership and since 2020 as REBUNDANCE and CHAMAR O FUTURO both of which Livia co-founded.
Facilitated the participatory process that resulted in the Food Evolution Manifesto.
Seeks passionately to contribute to planet regeneration and renewable prosperity.
Coordinated the project MITRA Social Innovation Pole between 2013 and 2016, integrating the Critical Friends of MITRA working group. Coordinated and contributed to various innovation studies and sustainability focused intervention proposals for Santa Casa da Misericórdia de Lisboa between 2012 and 2016.
Collaborated pro bono with the European Commission in representation of the Architects Council of Europe for 5 years coordinating and facilitating working groups focused on sustainability and resilience in the built environment. Invited by the vice president of the European Commission, Livia joined the European Design Leadership Board, between 2011 and 2013, contributing to the “Design for Growth and Prosperity” report which was published in 2012.
Created and directed the Lisbon Energy Environment Agency Lisboa E-Nova between 2004 and 2009 and was elected Councillor of Lisbon Municipality (for the opposition) between 2009 and 2012. Involving the relevant stakeholders every step of the way, the following initiatives were launched: the Lisbon Energy, Water and Materials matrixes, the Lisbon Energy and Environment Strategy integrating a set of performance targets for the city, the kick off for the local electrical vehicle charging grid, the first secondary water supply for urban hygiene and watering of green areas, various on-going open continuous professional development initiatives.
From 2005 until 2012, Livia Tirone is a member of the Lafarge Stakeholder Panel and chaired the Lafarge Sustainable Construction Solutions Specifier Panel, focussed on defining future sustainable construction solutions for the Mediterranean Climate Region. Supported Lafarge and other large organizations as a consultant in the field of sustainability in construction and future resilience in cities between 2008 and 2013.
Author of the book Sustainable Construction published in 2009 and editor of a magazine on the same topic until 2012. Between 2009 and 2018 designed and hosted more than 200 sessions about this topic in Portugal and participated as a speaker in conferences all over Europe.
In 2010, together with key stakeholders of the construction sector, Livia founded the Sustainable Construction Living Lab, member of the European Network of Living Labs and now coordinates its working groups that focus on creating contents and robust and innovative solutions for building refurbishment.
Real Estate Promoter for 25 years, speer headed sustainable construction in the Mediterranean climate region. Between 1987 and 2012 designed and promoted the construction of more than 200 bioclimatic dwellings in Portugal, an office building and commercial spaces, as well as a river gateway. These buildings are a reference for comfort in the Mediterranean climate region.
Livia was winner of the Gold Mercury Sustainability Awards 2010 in the Architecture Category “Best Contribution to Sustainable Construction”, is a member of the of the Ordem dos Arquitectos Portugueses and was a member of the Royal Institute of British Architects, a qualified expert for Energy Certification of residential buildings and participates in numerous national and international conferences as an expert in the field of sustainable construction.
Maria João Matos
REVIGRÉS
Licenciada em Engenharia Química (pré-Bolonha), pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Técnica de laboratório na REVIGRÉS, onde dá suporte ao desenvolvimento de produtos novos e à definição das suas especificações técnicas, entre outros.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor do habitat
Licenciada em Engenharia Química (pré-Bolonha), pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.
Percurso laboral iniciado com um estágio profissional na empresa Destilaria Levira – desenvolvimento de técnicas de produção e controlo de qualidade de licores e aguardentes.
2012 => Grupo Pecol
Desafio no âmbito da qualidade do setor automóvel
Principal função: homologações de produtos novos, com a realização de ensaios de novos produtos e respetivos relatórios (PPAP’s).
2014 => Revigrés
Responsável de tintómetro.
Principal função: assegurar o estudo e desenvolvimento de contratipos de produtos existentes e de novos produtos, de modo a garantir inovação e competitividade no produto final.
Atualmente => Revigrés
Técnica de Laboratório
Principais Funções: realizar ensaios de controlo de qualidade, desde as matérias-primas ao produto final; dar suporte ao desenvolvimento de produtos novos e à definição das suas especificações técnicas; realização de ensaios de desenvolvimento de produto, bem como a validação dos mesmos, entre outros desafios que diariamente me são atribuídos.
Mário Jorge Machado
Associação Têxtil e
Vestuário de Portugal
Presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). Licenciado em Engenharia de Polímeros pela UMinho, tendo realizado várias formações complementares nas áreas de marketing, direção de equipas, gestão de projetos, planeamento estratégico, lean production, direção de empresas e financeira. É administrador de empresas de diferentes setores de atividade e em diferentes países, sendo o setor têxtil e na Estamparia Adalberto que exerce a principal atividade.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor dos têxteis e calçado
Estamparia Adalberto
Nascido em Braga em 1962, Mário Jorge Machado é licenciado em Engenharia Polímeros pela UMinho, tendo realizado várias formações complementares nas áreas de marketing, direção de equipas, gestão de projetos, planeamento estratégico, lean production, direção de empresas e financeira.
Iniciou atividade profissional em 1985 na área industrial, como responsável do departamento de controlo de gestão industrial, tendo desempenhado cargos de direção técnica, direção comercial e direção geral, onde foi responsável por construir e dirigir equipas desde alguns elementos a mais de três centenas de pessoas.
É administrador de empresas de diferentes setores de atividade e em diferentes países, sendo o setor têxtil e na Estamparia Adalberto que exerce a principal atividade.
É ainda palestrante convidado para diferentes eventos/seminários de economia e tecnologia sobretudo versando o setor têxtil, convidado de vários programas nos diferentes meios de comunicação social, bem como presidente da ATP – Associação Têxtil E Vestuário De Portugal, membro da direção da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e membro do Board da Euratex.
Foi condecorado pela Presidência da República com a Ordem de Mérito Empresarial (classe mérito industrial) e pelo município de Santo Tirso com Medalha de Mérito Empresarial – Grau Ouro.
Miguel Duarte
Habita Mais
Licenciado em Design pelo IADE e pela University de Strathclyde, em Glasgow – pós-graduação em Design de Cerâmica e Vidro, Miguel Franchi Duarte iniciou a sua atividade profissional no atelier LSDesign dedicando-se desde aí ao design de produto e design de interiores, desenvolvendo stands, restaurantes e bares, entre outros projetos.
Painel | Criar negócios através do design circular: A perspetiva dos designers
Licenciado em Design pelo IADE e pela University de Strathclyde, em Glasgow – pós-graduação em Design de Cerâmica e Vidro, Miguel Franchi Duarte iniciou a sua actividade profissional no atelier LSDesign dedicando-se desde aí ao design de produto e design de interiores, desenvolvendo stands, restaurantes e bares, entre outros projetos. Ao longo dos seus 25 anos de carreira, foi estruturando um estilo muito próprio que se pode definir como tendo uma base depurada e clean com apontamentos estratégicos de cor. Nos seus trabalhos gosta de integrar, sempre que possível, peças de arte e/ou antiguidades para conferir uma personalidade eclética aos espaços.
Mónica Matias
ITP – KOZZIPLAST
Responsável pelo sistema de gestão da qualidade da ITP – Indústria Transformadora de Plásticos, SA, fabricante dos produtos KOZZI. Com mais de 10 anos de experiência em otimização de processos e avaliação da conformidade de produtos, integra a visão sustentável e inovadora da empresa.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor das embalagens
Patricia Oliveira
IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação
Patricia Oliveira é atualmente responsável pela Academia de PME do IAPMEI, tendo antes disso assegurado a gestão de projetos de capacitação empresarial por mais de 10 anos, em áreas temáticas relevantes para os empreendedores, empresários e gestores de PME. Tem uma licenciatura em Gestão e Administração Pública, uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e outra em Gestão da Formação.
Apresentação dos resultados das sessões paralelas
Patricia da Costa Neves de Oliveira Santos, nasceu a 22 de setembro de 1978.
Habilitações académicas e formação complementar mais relevantes:
2017 – Curso de “Gestão de empresas, internacionalização e qualidade – comércio e serviços”, Instituto Superior de Economia e Gestão
2014 – Pós-graduação em Gestão da Formação, SGS Academy;
2011 – Formação Pedagógica Inicial de Formadores em Gestão de PME, pela Academia de PME do IAPMEI;
2006 – Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos, INDEG – Business School do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa;
2002 – Licenciatura em Gestão e Administração Pública, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Experiências Profissionais mais relevantes:
De janeiro 2023 à presente data – responsável pela Academia de PME do IAPMEI (Departamento de Valorização e Capacitação Empresarial);
De 2008 até janeiro 2023 – Gestora de projetos formativos na Academia de PME do IAPMEI (Departamento de Valorização e Capacitação Empresarial) com responsabilidades de acompanhamento técnico-pedagógico e financeiro de projetos Conjuntos de Formação-Ação no âmbito do Compete 2020/Portugal 2020 e do POPH/QREN; de conceção, planeamento e organização de ações formativas e de conferências/seminários; de conceção, organização e gestão do curso de Formação de Formadores do Referencial de Formação Financeira enquadrado no PNFF e de representação da Academia de PME;
Em 2008 – consultora na Neoclip, com funções de aplicação de monografias do posto de trabalho, realização de entrevistas, introdução e análise de dados, elaboração de relatórios;
Em 2007 – consultora na Neoclip com funções de elaboração do QUAR – Quadro de Avaliação e Responsabilização no âmbito do SIADAP 1 (recolha de informação, definição da missão, definição de objetivos estratégicos e operacionais, indicadores e fontes de verificação);
De 2006 a 2008 – desenvolveu funções enquanto técnica de projetos financiados, nomeadamente Leonardo, EQUAL e EUROMED, na Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos
De 2003 a 2006 – Técnica de Investigação Operacional na Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos (APG) no âmbito do projeto “Carta de Competências Profissionais do Concelho de Oeiras”, com funções de gestão e formação da equipa de entrevistadores, análise estatística e demográfica, introdução e tratamento de questionários, elaboração de relatórios, organização e preparação dos seminários de disseminação, elaboração das brochuras de disseminação do projeto.
Paula Moucheira
Formas de Pedra
Arquitecta, em atividade liberal, desenvolve projeto e acompanhamento de obras, nas áreas da habitação, comércio e serviços, sempre com o estudo de interiores. Em 2013 iniciou um projeto de design de equipamento com mármore, na Formas de Pedra, tendo criado a marca com o nome da empresa. Focada na sustentabilidade do mármore, associa o design à matéria-prima rejeitada no processo extrativo, adicionando valor, diversificando o uso e aproximando-o da utilidade doméstica.
Painel paralelo multissetorial | Design circular aplicado à indústria de forma transversal
Arquitecta pela ESBAL-FAL (1984).
Em actividade liberal, desenvolve projecto e acompanhamento de obra, nas áreas da habitação, comércio e serviços, sempre com o estudo de interiores.
Nascida no seio da indústria das rochas ornamentais, e atenta aos detalhes, em 2013 iniciou projecto de design de equipamento com mármore, na Formas de Pedra, tendo criado marca com o nome da empresa.
Focada na sustentabilidade do mármore como matéria-prima e consciente da sua finitude, associa o design à matéria-prima rejeitada no processo extrativo, acrescentando valor, diversificando o uso e aproximando-o da utilidade doméstica.
Participou em várias exposições e eventos, 2 edições da Market Design Lisboa, 3 edições da Casa Decor Madrid, Home Week Porto, e na Milan Design Week, em 2021.
Foi convidada à apresentação da marca Stork no evento de lançamento no CCB, e convidada à apresentação da Pedra Portuguesa, ao curso de Arquitetura no ISCTE e ESMAD, Design Industrial.
Participou ainda, sob o tema “Indústrias criativas”, no 3 days of design em Copenhague 2018.
https://indd.adobe.com/view/0638ff26-359c-4d55-ae0e-38db841b13e8
Fez gestão de produção de projetos de Eames, Michael Anastassiades e Jasper Morrison, em 2018 e 2019.
Em 2019 iniciou estudos e ensaios de produção e de laboratório, de uma nova matéria-prima, SMARBLE, registada como modelo industrial, no mesmo ano, tendo estado presente na Milan Design Week 2020 (2021) com uma peça conceptual, executada com esta nova matéria-prima.
O nome atribuído à peça, “Páscoa”, reflete o seu posicionamento relativamente à sustentabilidade do mármore como recurso natural, significando o resgate de mármore rejeitado, o seu corte e agregação, dando origem a nova matéria-prima, reunindo as condições para ser de novo transformada.
Paulo Gouveia
Will Creative
Licenciado em design de equipamento pela Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos, em 2000. Faz parte do conselho pedagógico da Escola Superior de Artes e Design – Equipamento. De 2013 até a atualidade é Diretor Criativo e sócio da Will Creative Consulting. É detentor de prémios na área do design e é vencedor de concursos relevantes na área.
Painel | Criar negócios através do design circular: A perspetiva dos designers
Paulo Jorge G. Pires Gouveia, nascido em 23/09/1975.
Formação Relevante:
Licenciatura em design de equipamento – Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos 1995 – 2000
Outras Informações:
Parte do conselho pedagógico da Escola Superior de Artes e Design – Equipamento
Experiência Profissional Relevante:
2013 até a atualidade – Diretor Criativo e sócio da Will Creative Consulting.
Prémios Design:
Meios & Publicidade – 2023, 2019 e 2018.
Papies – 2017 e 2018.
Popai Awards – 2018.
2007 a 2012 – INED – Leciona aos 9º (CEF), 10º, 11º e 12º anos do curso de desenho a disciplina Desenho assistido por computador Autocad.
2009 a 2011 – Vandoma Design – Marca de design de equipamento como diretor do departamento de design.
2011 – Organiza com a Ready Mind exposição e debate, onde também participa, sobre design sustentável na Exponor.
2009 a 2011 – Responsável pelo departamento de design de equipamento da agência de comunicação Encontro de Ideias.
2009 – Com a Ready Mind concebe e organiza exposição no Porto, um projeto ambicioso que convida a reutilização de objetos em fim de vida, R4. www.readymind.eu
2009 – Kaira d’Or – Designer de equipamento – Projetos de interiores e equipamentos com design exclusivo.
Projetos para várias cadeias de hotéis internacionais.
Projeto no Dahalia no Dubai.
Equipamento para o Lisboa Design Hotel.
2009 – Vencedor do concurso nacional de design da Roca com projeto Waterwear em parceria com Pedro Guimarães.
Comentário do presidente do departamento de design da Roca, Josep Congost, relativo ao projeto Waterwear: “… um design que é um não produto e um não espaço, é a sublimação final do design…”
2009 – Em Londres é finalista no concurso internacional de design da Roca com projeto Waterwear em parceria com Pedro Guimarães, conquistando mundialmente o 2º lugar. www.jampthegap.net
2005 a 2009 – Gabinete próprio, Dogma Design em Matosinhos.
Design de equipamento, gráfico e Web.
2000 a 2005 – Fago S.A. como diretor do departamento Design.
Projetos de hotelaria e design de autor com grandes nomes da arquitetura nacional, Alcino Soutinho, Álvaro Siza Vieira, Joaquim Brito, entre outros.
Vence concurso europeu para Hotéis Ibis.
Desenvolve projetos com o IPPAR.
1998 a 2000 – Inforeng Lda., como desenhador – Projetos de engenharia.
1996 a 1998 – Gabinete de Arquitetura e Design André Santos, como desenhador.
Pedro Regadas
SILAMPOS
Licenciado em Design Industrial pela Universidade Lusíada do Porto em 2000. Profissional em Design Industrial desde 2001, trabalhando como designer na Silampos S.A. onde desenvolve projetos nas áreas do produto, ambientes e gráfico. É um Designer sempre atento às novas tendências do produto, envolvência cultural, social e sustentabilidade.
Painel paralelo multissetorial | Design circular aplicado à indústria de forma transversal
Nascido em 1977, natural de Oliveira de Azeméis, licenciado em Design Industrial pela Universidade Lusíada do Porto em 2000.
Profissional em Design Industrial desde 2001, trabalhando como designer na Silampos S.A. onde desenvolve projetos nas áreas do produto, ambientes e gráfico.
É um Designer sempre atento às novas tendências do produto, envolvência cultural, social e sustentabilidade.
Pieter van Os
Programa CIRCO
Pieter é cofundador do programa holandês de design circular CIRCO. O programa CIRCO oferece às empresas workshops de três dias (CIRCO Track) para projetar uma proposta valor circular (modelo de negócios, (re)design de produto e componente de serviço). Lidera também a equipa de especialistas que iniciou recentemente uma plataforma de design circular (Circonnect), com o objetivo de disponibilizar uma ampla gama de conhecimentos que apoiam as empresas no enfrentamento de novos desafios de design ao implementarem a sua proposta circular.
Palestra | O programa CIRCO Internacional
Painel de debate | CIRCO Hub Portugal: Oportunidades de evolução futura
Pieter is co-founder of the Dutch circular design program CIRCO. The Circo program facilities companies with a three-day workshop program called Circo Track to design an initial circular proposition (business model, product (re)design and service component. Companies discover how circular innovation can create (long term) competitive business advantages for them while reducing their footprint and complying with regulation at the same time. The CIRCO Class makes the design tools in a one-day workshop available to designers to apply in their daily design practice enabling them as circular change agents.
In his role as Program Manager International, Pieter is making the method and the underlying design knowledge and tools available internationally to local partners by means of a train the trainer process, empowering them to apply these tools locally. Currently the CIRCO-methodology is operational in 15 countries having supported over 2,000 companies and trained over 1,000 creative professionals. He personally has trained over 500 companies and all trainers worldwide and is happy to share the cumulated learnings of participating companies and the role of designers in the circular transition in the various countries.
Pieter is also heading the Expert team that recently initiated a platform circular design (named Circonnect) with an initial group of respected knowledge institutes to make a broad range of design knowledge available to support companies in addressing new design challenges while implementing their circular proposition. He would like to elaborate on this last stage of the circular journey and the concrete knowledge tools that are actively distrusted to support companies in that phase, too.
Pieter is co-founder of the Dutch circular design program CIRCO. The Circo program facilities companies with a three-day workshop program called Circo Track to design an initial circular proposition (business model, product (re)design and service component. Pieter is also heading the Expert team that recently initiated a platform circular design (named Circonnect) with an initial group of respected knowledge institutes to make a broad range of design knowledge available to support companies in addressing new design challenges while implementing their circular proposition.
Rui Guilherme
MC – Sonae
Formado em Engenharia e Gestão Industrial pela UMinho. Há sensivelmente dois anos a trabalhar para a MC, do grupo Sonae, no papel de gestor de projeto de inovação na equipa de R&D, garantindo a gestão técnica e financeira de projetos nacionais e europeus. Foco maioritariamente nas áreas da sustentabilidade e da geração de modelos de negócio de economia circular.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor das embalagens
Formado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho, com primeiras experiências profissionais na indústria, nomeadamente pela DST, empresa de engenharia e construção civil e Solidal, produtor de condutores elétricos, com o papel de engenheiro de melhoria contínua na aplicação de princípios e metodologias de gestão de lean manufacturing.
Há sensivelmente 2 anos a trabalhar para a MC, do grupo Sonae, no papel de gestor de projeto de inovação na equipa de R&D, garantindo a gestão técnica e financeira de projetos nacionais e europeus. Foco maioritariamente nas áreas da sustentabilidade e da geração de modelos de negócio de economia circular, com destaque para os projetos de combate a geração de resíduos, nomeadamente nos resíduos alimentares, mas não só, e de desenvolvimento de soluções para reciclagem e redução do uso /dependência dos plásticos tradicionais de origem fóssil.
Sílvia Machado
CIP – Confederação Empresarial
de Portugal
Assessora Sénior da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) para as Políticas de Ambiente e Clima. Licenciada em Engenharia Química, com formação em ACV, Qualidade, Ambiente e Sistemas Integrados de Gestão e Gestão de PME, iniciou a sua atividade profissional em 1996 como investigadora no setor petroquímico na Repsol Química em Espanha. Representa o Comitê de Assuntos Industriais da CIP em negócios europeus e é membro de vários grupos de trabalho da Confederação Europeia, como o GT de Meio Ambiente e o GT de Energia e Clima.
Painel CIRCO Hub Portugal: Oportunidades de evolução futura
Graduated in Chemical Engineering, with training in LCA, Quality, Environment and Integrated Management Systems, and SME Management, she began her professional activity in 1996 as a researcher in the petrochemical sector at Repsol Quimica in Spain.
Returning to Portugal, she collaborated with the National Environment Agency in the implementation of the Industry Environmental Adaptation Contracts, and in 2000 she began her activity as an Environment consultant. For 20 years, she worked with the National Association of Ceramic and Glass Industries, where, in addition to responsibility for environment and energy issues, she was also responsible for the Association participation in several European research projects.
Since 2020, she is Senior Advisor at the Confederation of Portuguese Business (CIP) for Environment and Climate Policies. She represents CIP in Business Europe’s Industrial Affairs Committee and is a member of several working groups of the European Confederation, such as the Environment WG and the Energy and Climate WG. With extensive experience in regulatory issues, she follows closely the implementation of the European Green Deal, intervening and defending the position of national businesses to enhance the importance of having a regulatory framework that considers companies’ competitiveness together with the protection of the environment.
Sofia Santos
Systemic
Sofia Santos é CEO na Systemic. É economista e especializada em sustentabilidade e financiamento sustentável. Tem 26 anos de experiência profissional entre bancos, empresas, ONG e o setor público. Como consultora tem abraçado desafios específicos: de 2016 a 2018, foi Secretária Geral do BCSD Portugal – Conselho Empresarial Português para o Desenvolvimento Sustentável; de novembro de 2018 a setembro de 2019, foi Técnica de Especialista em Finanças Sustentáveis no Gabinete do Ministro do Ambiente e Transição Energética.
Painel CIRCO Hub Portugal: Oportunidades de evolução futura
Sofia Santos é CEO na Systemic. Licenciada em Economia pela ISEG, mestre em Economia pela Birkbeck College na Universidade de Londres e doutora pela Middlesex University em Londres sobre o papel do banco na promoção do desenvolvimento sustentável.
Tem 26 anos de experiência profissional entre bancos, empresas, ONG e o setor público. Iniciou a sua carreira em 1997 no departamento de Research da Merrill Lynch em Londres e regressou a Portugal em 1999. Trabalhou para a Reuters, Bloomberg, INE e CELPA. Em 2004, fundou a empresa de consultoria Sustentare, focada em projetos sustentáveis. Em 2013 fundou a Systemic, trabalhando em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal, em finanças sustentáveis, energia sustentável, economia circular, green bonds, entre outros. Como consultora tem abraçado desafios específicos: de 2016 a 2018, foi Secretária-Geral do BCSD Portugal – Conselho Empresarial Português para o Desenvolvimento Sustentável; de novembro de 2018 a setembro de 2019, foi Técnica de Especialista em Finanças Sustentáveis no Gabinete do Ministro do Ambiente e Transição Energética. Neste Gabinete foi responsável pela dinamização do “Grupo de Reflexão para o Financiamento Sustentável”, que levou 20 instituições a assinarem a “Carta de Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal”. É membro do Comité de Investimento do Fundo Português para a Inovação Social e Professora Associada da ISEG.
A nível internacional é, atualmente, consultora para a região de África no Green Climate Fund das Nações Unidas e consultora em Climate and Sustainability Finance em vários projetos para a Agência Francesa de Desenvolvimento.
É autora de sete livros, dos quais três se dedicam ao financiamento sustentável. No ISEG é co-coordenadora do curso executivo de “Sustainable Finance”, e dá aulas de temas de sustentabilidade e ESG ao MBA, Mestrado de Finanças entre outros cursos para executivos.
Tânia Maio
Valérius HUB
Licenciada em Design pelo Politecnico do Porto e mestre em Gestão de Marketing pela Universidad Camilo José Cela em Madrid, Tânia Maio ocupa atualmente o cargo de Diretora do Departamento de Design da Valérius HUB, onde coordena as equipas de Design Gráfico, Moda e 3D, liderando-as numa vertente focada na inovação e na circularidade. É ainda docente da pós-graduação em Design Têxtil e Moda no IPCA.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor dos têxteis e calçado
Licenciada em Design pelo Politecnico do Porto e mestre em Gestão de Marketing pela Universidad Camilo José Cela em Madrid, Tânia Maio ocupa atualmente o cargo de Diretora do Departamento de Design da Valérius HUB, onde coordena as equipas de Design Gráfico, Moda e 3D, liderando-as numa vertente focada na inovação e na circularidade. É ainda docente da pós-graduação em Design Têxtil e Moda no IPCA.
Conta com várias formações nas áreas de Gestão e da Moda, nomeadamente na Nuova Accademia di Belle Arti, em Milão, e na Porto Business School. Aliando o seu percurso académico multifacetado com a sua vasta experiência obtida no setor, investiga agora a possibilidade de uma indústria têxtil completamente circular, tema sob o qual se insere o projeto que tem vindo a realizar em colaboração com o CIRCO.
Este projeto tem por base avaliar, implementar e apresentar medidas que visam melhorar a performance e eficiência da Valérius HUB, descrevendo os moldes em que a empresa poderá dotar-se de um grau de circularidade ainda mais elevado. Consiste ainda na prototipagem de uma coleção de moda em 3D – domínio em que a marca tem vindo a investir mais recursos – cuja tem o propósito de demonstrar a viabilidade de um modelo de circularidade total neste setor, reduzindo o nível de custos, económicos e ambientais, para um patamar completamente sustentável.
Vera Pinto
CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Doutorada e licenciada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, integra a equipa de Investigação e Desenvolvimento do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, como investigadora, desde 2004. As suas principais áreas de atuação e investigação incluem os materiais funcionalizados, avançados e sustentáveis; os novos conceitos de produtos; a economia circular/reciclagem, eco-design e bioeconomia; a rastreabilidade e a pegada ambiental do produto; e a implementação de novas metodologias de teste, entre outras temáticas.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor dos têxteis e calçado
Vera Vaz Pinto, doutorada e licenciada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, integra a equipa de Investigação e Desenvolvimento do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, como investigadora, desde 2004. Nos últimos 18 anos, participou em mais de 30 projetos de IDT nacionais e europeus, em colaboração com a indústria e entidades do sistema científico.
Atualmente, como Investigadora Sénior, as suas principais áreas de atuação e investigação incluem os materiais funcionalizados, avançados e sustentáveis; os novos conceitos de produtos; a economia circular/reciclagem, eco-design e bioeconomia; a rastreabilidade e a pegada ambiental do produto; e a implementação de novas metodologias de teste (p. ex., conforto, microbiologia, compostagem e biodegradabilidade), entre outras temáticas. É também formadora na área dos materiais e produtos, conforto e sustentabilidade.
É autora e coautora de vários artigos técnicos e científicos, capítulos de livros e oradora em várias conferências/congressos/workshops nacionais e internacionais.
Victor Ferreira
Cluster Habitat Sustentável
Professor Catedrático da Universidade de Aveiro no Departamento de Engenharia Civil, com atividades de ensino, investigação e de cooperação empresarial na área dos Materiais de Construção e Sustentabilidade.
É fundador e Presidente do Cluster Habitat Sustentável desde o seu reconhecimento formal pelo governo português em 2009.
Painel paralelo setorial | Design circular no setor do habitat
Professor Catedrático da Universidade de Aveiro no Departamento de Engenharia Civil, com atividades de ensino, investigação e de cooperação empresarial na área dos Materiais de Construção e Sustentabilidade.
É fundador e Presidente do Cluster Habitat Sustentável (www.centrohabitat.net) desde o seu reconhecimento formal pelo governo português em 2009. O Cluster é uma rede de empresas, centros de I&D, municípios e outros agentes da cadeia de valor do Habitat, que se destaca por assumir a sustentabilidade como mote para a inovação e competitividade.
© 2023 CIRCO Hub Portugal | Acessibilidade